Pré-leitura
•Leia o texto superficialmente antes de dominá-lo;
“Nota: se você usar essa abordagem e começar a ler superficialmente um livro, é provável que você acabe descobrindo que não está fazendo uma leitura superficial, mas que você está lendo o livro, compreendendo e gostando dele.”
(CARAVANTE; LEDUR, 2006)
•Leitura superficial do texto;
•Reconhecimento dos títulos, destaques e partes importantes do texto;
•Conteúdos (sumários e destaques)
•Folhear as páginas com leitura superficial ;
•Desenvolver o ponto de vista sobre o material lido;
Perguntas rápidas ao longo da leitura
Tome o primeiro capítulo:
•Leitura do título;
•Leitura dos dois primeiros parágrafos e dos dois últimos;
•Leitura da primeira frase dos parágrafos intermediários
Leitura crítica: as perguntas antes das respostas.
Questionamento e autoquestionamento
Etapa natural que segue a pré-leitura e a última antes da leitura completa.
–Qual o assunto e de que ângulo ele é abordado?
–Qual a procedência do texto? Tem credibilidade?
–Qual a seqüência de desenvolvimento do texto?
–Que partes recebem maior ênfase?
–Por quê?
–O autor desenvolve o propostos pelos destaques?
“A concentração, a pré-leitura e o questionamento relacionam-se mais intimamente à compreensão do que à velocidade, mas aumentam a velocidade com que você lê.” (CARAVANTES, LEDUR, 2006)
Revisão
•A pré-leitura não contribui para a concentração?
•Quando a pré-leitura nos apresenta algumas passagens difíceis, é melhor pulá-las?
•O questionamento deve seguir a pré-leitura e anteceder a leitura completa?
•A pré-leitura deve fornecer tanto perguntas quanto respostas?
A leitura pode determinar
•Os elementos essenciais do material lido: Do que se trata?;
•A importância atribuída ao material: Deverei ler o material por inteiro? Agora? Mais tarde?
•A complexidade do material lido: Que esforço devo realizar para extrair aquilo que interessa?
•A estrutura do material: Qual a organização adotada pelo autor?
O recall: organizando as idéias para retê-las
•Em que consiste: trata-se do processo de recordar aquilo que você leu, através da organização do material lido.
•Qual o ganho previsto: sua grande vantagem é permitir que o leitor se aproprie, de forma crítica, do conhecimento de terceiros, podendo utilizá-lo para seu próprio crescimento.
DICAS RECALL
•Recordar o que foi lido de forma seletiva;
•Ler para aprender algo, o conhecimento cria interesse e o interesse conduz a um conhecimento melhor e a uma melhor memória dele;
•Confiança, o que foi lido pode ser recordado;
•Desenvolver o ponto de vista sobre o material lido;
•Estabelecer o significado que você deseja obter da leitura – a memória é recompensa da leitura significativa;
•Ler para obter idéias e não captar palavras;
•Ler para satisfazer um interesse;
•Planejar um recall antes de ler e cumprir o plano;
•O recall deve representar o material lido e não reproduzí-lo.
•Realizar o recall depois da leitura;
•Fazer o recall de memória, caso ainda não consiga, reler o material.
Questionamentos comuns:
QUEM; O QUE; ONDE; COMO; POR QUE
Após ler o texto, reproduza os elementos nele contidos
Bibliografia - CARAVANTES, Geraldo R. e LEDUR, Paulo Flávio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário